A Terra muda Tudo mudam Todos...

Friday, March 27, 2009

HIPOCRISIA

Que devem ser punidos todos que cometem crimes, é fato. Que deve começar a punição pelo Planalto Central, mais especificamente Congresso e Palácios, é fatíssimo! Colarinho branco não é melhor que ninguém, classe A também não é diferente de B, C, D. Porém, que tal as autoridades serem o exemplo-mor dos seus governados? Com o exagero sobre os ombros do pessoal da Daslu, podemos incorrer no risco de sentir constrangimento - sem contar em como muitas pessoas adoram ver a desgraça alheia (especialmente se são de pessoas que teem e/ou estão onde desejarímaos - bons lugares, boas roupas, boas comidas, bons passeios, p.e.!):

Por que nunca tomamos partido do ladrão de galinhas, de manteiga, de leite em pó que não tem como sustentar a família?

Ou por que defender direitos humanos de sequestradores, rebeldes em presídios, etc?

Por que não nos incomodamos, não cobramos de nossos próprios amigos um cuidado e atenção maiores e mais dedicados à educação dos filhos? Por que não gastamos nós mesmos mais tempo com aqueles sobre quem temos autoridade e responsabilidade, para que cresçam como cidadãos conscientes, seres-humanos "mais humanos".

Que tal nos preocuparmos mais com a violência nas escolas, por alunos que simplesmente perderam (ou nunca tiveram) a capacidade de distinguir entre bem/mal, certo/errado, respeito/desrespeito...

Continuamos um país grande e bobo em que, sem mudança de atitude, educação, convergência de princípios e valores éticos, esses antagonismos vergonhosos prevalecerão.

Tuesday, March 24, 2009

PALAVRA DE AMIGO

Sabe quando lemos alguma coisa e parece que foi escrita por nós? Ou então, quando lemos e parece que estão nos despindo em um texto cujo autor sequer sabe que existimos? Ainda, palavras que ao lermos desejamos com todo nosso ser que fossem para nós proferidas, escritas, lidas... Às vezes, é ainda mais estupendo quando lemos algo que fala de nós e nos surpreendemos em como as pessoas são bondosas ao extremo!

As palavras me encantam! Há tanto a se conhecer, descobrir, admirar, chorar, rasgar, meditar no que chamamos "palavras". Quando reunidas em textos, poesias, músicas, frases tornam-se vivas, tornam-se vida: vida do autor, vida do leitor, vida da vida que corre em veias humanas, que aflora ao olhar um mundo refletido no sol, no ar, no mar; vida que demonstra vigor num cão, numa onda, no canto do passarinho; vida que cresce na união de amigos.

Amo meus amigos - pouquíssimos amigos, várias e preciosas amigas. Amo-os todos, sem eles não sou. Com eles tenho o exemplo, nesta Terra, da amizade Eterna.