Sunday, December 16, 2007

VIAJAR - TORTURA OU BONANÇA?

Definitivamente, a maioria das pessoas não sabe viajar e por isto desperdiça dinheiro, tempo, desgasta relacionamentos, arrisca sua vida e de outras pessoas, desrespeita a si e ao próximo e muitas vezes perde grandes oportunidade de dar bons exemplos àqueles que consigo convive.

Quem nunca viu um casal brigar diante dos filhos porque um ou outro esqueceu de colocar entre a bagagem aquele protetor solar infantil, ou o brinquedo da menininha que chora na areia porque não tem um balde de plástico que a ajude na construção de seu castelo?

Quem nunca presenciou – ou foi vítima – daquele grupo de infantes que correndo alegre pela praia chuta areia pra todo canto, inclusive pra cima de você? Ou quem jamais se importou com o motorista que, com o carro abarrotado de bagagens e crianças, faz uma ultrapassagem irresponsável pelas nossas já tão perigosas estradas? E o garçom que esqueceu de trazer seu pedido há tanto solicitado?

Afinal, eu me pergunto sempre: em que diacho de lei está determinado que viajar é obrigatório no mês de janeiro? Nos feriados prolongados? Onde está escrito que não seja possível combinar com o orientador pedagógico da escola em que seu filho estude, uma data alternativa para que ele possa faltar a alguns dias de aula em prol de uma viagem em família que seja mais tranqüila, segura e proveitosa?

Por que as pessoas buscam tanto sua individualidade e quando se trata de viajar e poder conhecer novos lugares e pessoas elas não conseguem fazer isto sem ter um “conhecido” junto? Já vi muita gente deixar de viajar porque não tinha “companhia” para viajar... Quanta perda de oportunidades para a vida inteira!

O stress de se viajar em “alta-temporada”, chegar na praia ou na montanha, e ter fila de supermercado pra enfrentar, briga por uma mesa no restaurante na hora do almoço, engarrafamento na estrada, na cidade, na ponte... Toda essa confusão e desgaste emocional-psicológico têm algumas razões básicas: falta de planejamento, massificação de idéias e falta de criatividade.

Quando viajar for um lazer desde sua concepção de datas, destinos, desejos e compromissos financeiros, então o stress e desrespeito que vemos em todo final de ano, verão e carnaval, serão compensados muito mais pelas experiências do que pelo “auê” de ter saído de casa por alguns dias como o seu vizinho também fez.

Isso porque viajar será estado de espírito que só existirá quando for cultivado de maneira constante, sensível, sábia e extremamente ampla. Viajar somente será lazer e vantagem quando bem planejada (se uma viagem solitária, consigo mesmo; se uma viagem em grupo – familiar ou de amigos – com todos), alternativa e criativa, vendo e antevendo além do senso-comum, sem perdê-lo no entanto.

Lembre-se: viajar não é stress, reclamações, correria nas estradas. Deve ser somente lazer, diversão, jeito novo de ver o mundo e a vida... Viajar é estado de espírito, é preparação relaxada e tranqüila daqueles dias sonhados durante um ano inteiro. É ter atitudes que alimentem clima saudável de respeito entre as pessoas.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hahahaha... por isso que eu gosto de viajar quando me dá na telha sem ficar esperando por outrem... E aí, vai ou não vai para Dubai comigo???
Bjs

2:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Kaká...que saudade de passar nesse teu canto encantador! E tenho que te ler e te ler e te ler para matar as saudades.
Queridisssima...nem me fale em stress...principalmente no que se refere a horários de saída e grupos grandes de amigos!!

Beijos

10:32 AM  

Post a Comment

<< Home